Quais as vacinas são fundamentais para a gestante?

Durante a gestação algumas vacinas são recomendadas para proteger tanto a mãe quanto o recém-nascido nos primeiros meses de vida. Nem todas as vacinas podem ser aplicadas durante a gravidez, como as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV, varicela (catapora) e dengue. É importante indicação e planejamento do esquema vacinal pelo médico obstetra ou infectologista.

As vacinas recomendadas na gestação incluem:

Vacina contra a gripe (influenza)

É recomendada para todas as gestantes, independentemente do trimestre de gestação. A gripe pode ser mais grave durante a gestação, aumentando o risco de complicações para a mãe e o feto. Existem diferentes tipos de vacinas disponíveis para proteção contra a gripe:

Vacina trivalente: contém três cepas diferentes do vírus da gripe: duas cepas do tipo A e uma cepa do tipo B. Está disponível no sistema público.

Vacina quadrivalente: contém quatro cepas do vírus da gripe: duas cepas do tipo A, com adição uma segunda cepa do tipo B. Está disponível nas redes privadas.

É importante mencionar que as composições das vacinas contra a gripe são atualizadas anualmente de acordo com às cepas de vírus da gripe que estão circulando mais amplamente. A vacina é segura e composta de vírus inativado, portanto, não tem como causar a doença. Gestantes que possuam alergia grave ao ovo de galinha, devem avisar seu médico, antes de receber a vacina.

Vacina contra Covid-19

Protege a gestante contra o vírus causador da Covid-19. É recomendada a aplicação em qualquer idade gestacional e para todas as gestantes. A vacinação em gestantes e puérperas é importante, pois elas têm um risco aumentado de complicações se contraírem a COVID-19. Com vacinas aprovadas apenas para bebês com mais de 6 meses, a gestante imunizada garante que o recém-nascido ganhe certa proteção no início de vida.  Atualmente a vacina bivalente, tem sido indicada para gestantes, é um novo imunizante, produzido pela Pfizer e garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron. A vacina de vetor viral (AstraZeneca), não é recomendada para gestantes, sendo indicadas CoronaVac e Pfizer. Todas as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Vacina contra a difteria, tétano e coqueluche (dTpa)

A vacina dTpa é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação e deve ser administrada a cada gestação, mesmo se já recebida previamente. Ela protege a contra difteria, tétano e coqueluche. Também deve ser indicada para familiares, babás e cuidadores de bebês com menos de 1 ano, visto que a doença pode ser grave nesta faixa etária. Trata-se de vacina inativada, não causando a doença. Disponível nas redes privadas e públicas.

Vacina contra hepatite B

A hepatite B é uma doença viral que pode ser transmitida para o bebê durante a gravidez ou no parto. A infecção pode aumentar o risco de parto prematuro. A vacina contra hepatite B é recomendada para gestantes em qualquer idade gestacional. O esquema completo é com 3 doses da vacina (0, 1 e 6 meses). Se não der tempo de completar durante a gestação, seguir com esquema após o parto. A vacina é segura, de vírus inativado e pode ser encontrada nas redes privadas e públicas.

Além dessas vacinas, outras podem ser recomendadas em situações especiais, baseado por ex. na ocorrência de um surto ou se a gestante possui alguma doença específica: Hepatite A, Pneumocócicas, Meningocócicas conjugadas ACWY ou C, Meningocócica B e Febre amarela.

Por

Dra. Camila Almeida
Infectologista
CRM/SP : 117.837

Consultório: Rua Teixeira da Silva, 34, cj. 62.
Bairro: Bela Vista, São Paulo – SP
Tel: (11) 3284-1837 / (11) 3284-1433 / (11) 99695-3842

Instagram: https://www.instagram.com/ainfectodagestante/