Vacinas para a doença meningocócica. 

Vacinas para a doença meningocócica (meningite meningocócica), o que é preciso saber.

 Saiba tudo sobre a prevenção da doença meningocócica com vacinas eficazes. Entenda como a vacinação pode proteger contra os tipos A, B, C, W e Y do meningococo e onde obter a imunização no Brasil

O que é a doença meningocócica? 

 É uma infecção grave causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, que pode provocar meningite, uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a sepse, uma infecção grave e generalizada. Essas complicações podem levar à morte ou a sequelas graves, como surdez, amputações e problemas neurológicos. 

Quais são tipos de meningococo? 

Existem cinco tipos principais de meningococo que causam a maioria dos casos de doença meningocócica no mundo, A, B, C, W e Y. No Brasil, os tipos mais frequentes atualmente são o C e o B, seguidos pelos tipos W e Y. Existem grandes diferenças entres os tipos circulantes nas várias regiões do mundo. 

Como a doença meningocócica é transmitida? 

A doença meningocócica é transmitida de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias e da saliva, principalmente em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. A maioria das pessoas não desenvolverá sintomas após se contaminar com o meningococo, porém, especialmente em crianças menores, há maior risco de evoluir com a doença meningocócica. Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, rigidez no pescoço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. A doença meningocócica pode evoluir em questão de horas para quadros graves por isso é importante procurar atendimento médico imediato diante desses sinais. 

Como evitar e tratar a doença meningocócica? 

A principal forma de prevenção da doença meningocócica é a vacinação. Por ser uma doença de evolução muito rápida, a prevenção pela vacina é fundamental, pois mesmo que a doença seja reconhecida e tratada rapidamente, o risco de sequelas e óbito é grande. Existem vacinas seguras e eficazes contra os cinco tipos de meningococo mais comuns. O tratamento é feito com antibióticos e medidas de suporte hospitalar. 

Quais são as vacinas para a prevenção do meningococo? 

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente a vacina meningocócica C conjugada para crianças aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço aos 12 meses. Essa vacina protege contra o tipo C do meningococo, que é o mais prevalente no país. 

Na rede privada, estão disponíveis outras vacinas que ampliam a proteção contra os demais tipos de meningococo. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam o uso rotineiro das seguintes vacinas: 

Vacina meningocócica ACWY conjugada:

Protege contra os tipos A, C, W e Y do meningococo. O esquema deve ser iniciado aos 3 meses de idade, com duas doses (intervalo de dois meses) e reforços entre os 12 e 15 meses; aos 5 anos e aos 11 anos de idade. Quando há atraso no início do esquema, o número de doses e o intervalo entre elas pode variar, dependendo da vacina utilizada. 

Vacina meningocócica B

Protege contra o tipo B do meningococo, que é o segundo mais frequente no Brasil. O esquema varia de acordo com a idade de início da vacinação. Para crianças entre 3 e 5 meses, são indicadas três doses (aos 3, 5 e 7 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses. Para crianças entre 6 e 11 meses, são indicadas duas doses (com intervalo de dois meses) e um reforço no segundo ano de vida. Para crianças entre 12 meses e 10 anos, são indicadas duas doses (com intervalo de dois meses). Para adolescentes entre 11 e 15 anos, é indicada uma dose única. 

As vacinas meningocócicas podem ser aplicadas no mesmo dia? 

As vacinas meningocócicas ACWY e B podem ser aplicadas no mesmo momento, mas em locais diferentes do corpo. Essas vacinas também podem ser administradas em adolescentes e adultos jovens que não foram vacinados anteriormente ou que pertencem a grupos de risco para a doença meningocócica. 

Existem diferenças entre as marcas de vacinas meningocócicas? 

Sim, além das diferenças em cobertura para tipos de meningococo (C, ACWY e B), as vacinas variam também em outros aspectos, incluindo a faixa de idade para as quais estão indicadas e de acordo com o laboratório fabricante da vacina. 

Abaixo as indicações da SBIm para as vacinas meningocócicas: 

Vacinas meningocócicas B 

Bexsero®

Para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm). 

Para adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico. 

Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. 

Para pessoas de qualquer idade com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica. 

Trumenba®

Para adolescentes e adultos jovens de 10 a 25 anos, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm). 

Para viajantes dentro da faixa etária de licenciamento com destino às regiões onde há risco aumentado da doença. 

Para pessoas entre 10 e 25 anos com doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica. adolescentes e adultos até 55 anos de idade 

Vacinas meningocócicas C 

Menjugate® e Neisvac®:  

Licenciadas para crianças a partir de 2 meses, adolescentes e adultos. 

Vacinas meningocócicas ACWY 

Menveo®:  

licenciada para crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e adultos. 

Nimenrix®:  

licenciada a partir de 6 semanas de idade, adolescentes e adultos. 

Menactra®:  

licenciada para crianças a partir de 9 meses, 

Para saber mais sobre a doença meningocócica e as vacinas disponíveis, consulte o site da SBIm. Seja no posto ou na clínica, o importante é se proteger. 

Conheça dados sobre outras vacinas importantes no nosso Blog

Instagram
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!