Abrysvo: Proteção contra a Bronquiolite na Gestação e nos Primeiros Meses de Vida

Abrysvo gestante

A Abrysvo é a primeira vacina aprovada no Brasil que previne a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em recém-nascidos e lactentes. Esse avanço é fundamental, uma vez que o VSR é a principal causa de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas, podendo levar a complicações respiratórias graves. Aqui, vamos explorar as recomendações de uso da Abrysvo segundo as principais sociedades médicas, e o papel essencial da vacinação na gestação para a proteção dos bebês.

O Impacto da Bronquiolite e da Doença Respiratória Inferior em Crianças

O vírus sincicial respiratório (VSR) é a principal causa de hospitalização em todo o mundo entre crianças menores de 5 anos.

Há muito se esperava por algum tipo de vacina ou tratamento que fosse eficaz na proteção das crianças contra o VSR. O VSR é a principal causa de bronquiolite em bebês. Esta doença pode ser especialmente grave nos primeiros meses de vida. A bronquiolite causada pelo VSR é responsável por uma grande parte das internações pediátricas no Brasil, afetando mesmo bebês nascidos saudáveis. Além disso, a infecção por VSR pode deixar sequelas respiratórias, aumentando a vulnerabilidade a problemas respiratórios futuros, como asma e infecções recorrentes.

O Papel da Vacinação na Proteção contra o VSR

A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger recém-nascidos contra diversas infecções. No entanto, o desenvolvimento de vacinas contra o VSR se mostrou desafiador ao longo dos anos e só agora contamos com vacinas eficazes na proteção dessa doença em bebês. No caso da Abrysvo, a proteção do bebê se dá de maneira indireta, através da vacinação da gestante, aplicada durante o terceiro trimestre de gravidez. Ao imunizar a mãe, o bebê nasce com uma proteção passiva, ou seja, já com anticorpos transferidos pela mãe, o que reduz significativamente o risco de hospitalização e complicações graves nos primeiros seis meses de vida.

Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) sobre o Uso da Abrysvo

Existem algumas diferenças sobre a indicação de uso de Abrysvo entre as sociedades médicas, por isso é muito importante falar com o médico do pré-natal ou especialista em vacinas para avaliar cada caso.

SBIm

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda a aplicação da Abrysvo para gestantes a partir da 32ª semana de gestação. Essa fase foi escolhida para garantir a transferência máxima de anticorpos maternos para o bebê, oferecendo maior proteção nos primeiros meses de vida.

Febrasgo

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), por outro lado, considera que a Abrysvo pode ser administrada a partir da 24ª semana de gestação. A recomendação da Febrasgo amplia o período de administração da vacina, com o objetivo de assegurar a proteção dos bebês nascidos antes do termo. Essa abordagem visa beneficiar, principalmente, os bebês prematuros, que são particularmente vulneráveis ao VSR e suas complicações. Com isso, tanto gestantes em fases mais avançadas quanto aquelas com risco de parto prematuro podem imunizar seus bebês contra o VSR ainda durante a gestação.

Quais os efeitos adversos da Abrysvo?

De acordo com a SBIm os eventos adversos são em geral locais, autolimitados, leves a moderados e se resolvem em poucos dias. São reações esperadas dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, cefaleia e mialgia. Dados clínicos não revelaram qualquer risco especial em relação a toxicidade reprodutiva e do desenvolvimento. Não foram identificadas reações adversas nos lactentes nascidos de mães vacinadas.

Onde encontrar a Abrysvo?

A Abrysvo por enquanto está disponível apenas na rede privada, incluindo as clínicas parceiras da Vaxys Vacinas e o valor pode variar de um lugar para outro.

Importância da Vacinação na Redução de Doenças Respiratórias em Bebês

A Abrysvo representa um avanço importante na prevenção de doenças respiratórias graves nos primeiros anos de vida, e a vacinação durante a gestação é uma ferramenta poderosa para proteger os pequenos desde o nascimento. A proteção contra o VSR reduz internações pediátricas e, ao mesmo tempo, ajuda a diminuir a circulação do vírus, oferecendo uma proteção indireta a outras crianças e a adultos vulneráveis.

A Abrysvo na gestante se soma a uma estratégia valiosa que se mostra cada vez mais promissora: a vacinação de grávidas com a intenção de proteger os bebês. Consulte outras vacinas recomendadas para gestantes.

Instagram
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!